Para atingir seu público
alvo tenha sempre em mente as seguintes questões:
· O
leitor é técnico ou leigo no assunto que será abordado?
· Qual
o nível de conhecimento do leitor a respeito do tema e qual sua capacidade
decisória na hierarquia organizacional?
· O
trabalho que será produzido é de circulação interna? A comunicação será
dirigida a uma categoria profissional específica ou se pretende atingir amplos
e diversificados setores da sociedade?
· A
linguagem utilizada dá margem a crer que o texto terá boas chances de ser lido
e compreendido por alguém que não tenha participado direta ou indiretamente de
sua elaboração?
Mantenha
foco no leitor
Se o leitor não for um especialista no
assunto tratado, a informação breve, clara e expressa em linguagem acessível será
mais do que suficiente.
Fica fácil observar como a caracterização
do público alvo é importante para a seleção das informações. Sem esse recurso,
estaremos certamente cansando o leitor com pormenores inúteis, e portanto,
dispensáveis, que só vão desviá-lo do caminho correto a ser percorrido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário