Exemplos de Texto Publicitário
Atualmente com o grande crescimento do mercado publicitário, a secretária executiva necessita ter conhecimento prévio do gênero textual. Muitas vezes, este conhecimento faz-se necessário para desenvolver pequenas campanhas na empresa, email´s marketing, cartões comemorativos etc. Este blog trará dicas e orientações para você que deseja aprender a linguagem e a escrita para o desenvolvimento de um bom Texto Publicitário.
terça-feira, 29 de maio de 2012
Linguagem
A linguagem da publicidade é uma linguagem de massas, que
deve ser direta e acessível. Por isso os textos publicitários usam uma
linguagem simples e de fácil entendimento. Evita sintaxe rebuscada ou termos
eruditos. Apesar disso, a linguagem da publicidade é a norma culta: erros
gramaticais ou ortográficos só são utilizados de propósito, e pode apelar para licença poética, usando também
neologismos.
O uso de termos vulgares e de palavrões também não faz parte da linguagem da
publicidade.
Geralmente a peça publicitária é composta por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A assinatura é o nome do produto e do anunciante. Slogan é uma frase ou uma expressão concisa e fácil de lembrar, que associamos imediatamente ao produto.
Geralmente a peça publicitária é composta por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A assinatura é o nome do produto e do anunciante. Slogan é uma frase ou uma expressão concisa e fácil de lembrar, que associamos imediatamente ao produto.
Para conquistar o
consumidor, o texto publicitário apela para o desejo e a fantasia das pessoas.
A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa
metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a
musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos
recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. A
publicidade deve divertir, motivar, seduzir, fazer sonhar, excitar ou
entusiasmar.
A linguagem publicitária apela à emoção. É importante conseguir ler nas entrelinhas, isto é, perceber o sentido implícito de uma mensagem. Os textos publicitários merecem uma leitura crítica e inteligente do consumidor.
A linguagem publicitária apela à emoção. É importante conseguir ler nas entrelinhas, isto é, perceber o sentido implícito de uma mensagem. Os textos publicitários merecem uma leitura crítica e inteligente do consumidor.
Para atingir seu público
alvo tenha sempre em mente as seguintes questões:
· O
leitor é técnico ou leigo no assunto que será abordado?
· Qual
o nível de conhecimento do leitor a respeito do tema e qual sua capacidade
decisória na hierarquia organizacional?
· O
trabalho que será produzido é de circulação interna? A comunicação será
dirigida a uma categoria profissional específica ou se pretende atingir amplos
e diversificados setores da sociedade?
· A
linguagem utilizada dá margem a crer que o texto terá boas chances de ser lido
e compreendido por alguém que não tenha participado direta ou indiretamente de
sua elaboração?
Mantenha
foco no leitor
Se o leitor não for um especialista no
assunto tratado, a informação breve, clara e expressa em linguagem acessível será
mais do que suficiente.
Fica fácil observar como a caracterização
do público alvo é importante para a seleção das informações. Sem esse recurso,
estaremos certamente cansando o leitor com pormenores inúteis, e portanto,
dispensáveis, que só vão desviá-lo do caminho correto a ser percorrido.
O que caracteriza a publicidade
O que caracteriza a
publicidade é o uso de uma linguagem retórica. Retórica é a arte de convencer,
de persuadir. Veiculada num anúncio de revista, num outdoor ou na internet, o
objetivo da linguagem publicitária é convencer o leitor, criar uma atitude
favorável ao produto ou ao serviço que está sendo vendido. A linguagem da
publicidade é uma linguagem centrada no receptor ou destinatário da mensagem.
quarta-feira, 23 de maio de 2012
A importância do texto publicitário para o profissional de secretariado
O tema escolhido é
relevante para a carreira da secretária executiva devido à responsabilidade de
desenvolver os mais variados gêneros textuais em sua rotina empresarial. Entre
eles, o texto publicitário.
Este gênero, não só é
relevante para secretárias que assessoram o executivo de publicidade, mas
também os executivos em
geral. Isto ocorre devido à grande disputa pelo mercado, e a
necessidade de divulgar sua marca/empresa em qualquer oportunidade. Seja ela em
rodapés de cartas, e-mail´s, convites de visitas, etc.
Alguns autores
“Comunicar
implica busca de entendimento, de compreensão. Em suma, contato. É uma ligação,
transmissão de sentimentos e de ideias.”
(MARTINS,
2009, p. 27)
“Nem
sempre, porém, acontece essa correspondência. Muitas vezes, diz-se uma coisa,
mas se quer que o ouvinte entenda outra, ou seja, diz-se uma coisa para
significar outra.”
Referências
- OLIVEIRA, José Paulo Moreira de. Como escrever textos técnicos. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
- MARTINS, Dileta Silveira e LÚBIA, Scliar Zilberknop. Português instrumental: de acordo com as normas da ABNT. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
- SAVIOLI, Francisco Platão e FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2006.
Referências Eletrônicas
- Disponivel em: <http://educacao.uol.com.br/portugues/publicidade-linguagem-para-convencer.jhtm>. Acesso em 26/05/2012.
- Disponivel em: <http://www.infoescola.com/publicidade/linguagem-publicitaria/>. Acesso em 26/05/2012.
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